A Velocidade das Mudanças

A Velocidade das Mudanças

Há cinqüenta anos atrás, meus pais viviam em condições de habitação e convivio, não muito diferente de meus avós há cem anos atrás, apesar de que a revolução industrial já havia mostrado seus efeitos.Já na minha geração como cinqüentão, passei por mudanças incríveis que a modernidade trouxe neste período. Quando criança, convivi com a galena, e hoje com a comunicação falada, escrita e televisada via satélites;conheci o fogareiro doméstico e hoje convivo com o microondas na cozinha ;viajar de avião na minha infância era um “acontecimento” com direito até a notícia nos jornais, e algo só para os afortunados, hoje viajar de avião tem custo semelhante ao de uma viagem de ônibus, e está ao alcance de qualquer trabalhador.Quando então falamos de ensino,há menos de 30 anos atrás, chegar a concluir um curso universitário era um diferencial que garantiria uma carreira próspera para qualquer profissional.Hoje um curso universitário,sem uma pós-graduação ou mestrado, tem o mesmo valor que o segundo grau tinha na minha juventude.
A velocidade da mudança acelerou de forma tamanha, que acompanha-la tornou-se o maior desafio de hoje, não só na nossa vida profissional como no nosso cotidiano. Mais do que nunca, o fator adaptabilidade tornou-se fundamental, para garantirmos nossa sobrevivência nos tempos atuais.Isto não só na nossa vida familiar e social, mas principalmente no nosso meio profissional.
Estar atualizado hoje em dia, é muito mais, é estar à frente dos acontecimentos, pois aquilo que hoje é o “novo”, já ao final do dia ,será “passado”.
A importância deste fator é fundamental não sómente para o sucesso de nossos empreendimentos, como também para nossa saúde física e psicológica. A nossa forma de alimentar também mudou, com a oferta de alimentos pré-preparados e a rotina enlouquecedora que interferiu em nossos tempos e hábitos diários. Tudo isto acaba interferindo positiva ou negativamente no nosso desempenho, a medida que descubramos como melhor aproveitar as inovações constantes.
Assim conseguiremos sobreviver e sobrepassar todos os desafios dessa modernidade, que quer queiramos ou não, nos impõe um horizonte profissional de superação constante se quisermos realizar nossos objetivos pessoais e profissionais.

×