MARKETING INDUSTRIAL

MARKETING INDUSTRIAL

Marketing Industrial, é também conhecido como Business Marketing, ou ainda pela sigla americana B2B. (Busines to Busines) Esta especialidade merece um tratamento especial e diferenciado, pois se diferencia do marketing de consumo que é o mais conhecido, porque sua função não é vender bens de consumo final, mas sim produtos usados no ciclo intermediário da produção, tais como equipamentos, matérias primas ou serviços. Assim podemos definir que Marketing Industrial é o conjunto de ações inteligentes e deliberadas que visam maximizar a prosperidade a ser compartilhada entre o fornecedor e o cliente. Diferentemente do marketing de consumo, onde aspectos sensoriais e emocionais interferem diretamente na decisão de compra, produtos industriais são adquiridos de forma racional e planejada, pois obrigatoriamente tem que estar alinhados a relação custo e benefício de forma mensurada e calculada. O processo de decisão de compra de um produto industrial, passa por uma série de influenciadores tais como, a direção da empresa, departamento de Desenvolvimento de Produtos, Engenharia de Produção, Controle de Qualidade, Gerencia de produtos, operadores de fábrica, até chegar ao departamento de Suprimentos. Todos estes atores, não só estarão analisando os aspectos de performance do produto (componente, matéria prima, etc..) como também a confiabilidade do fornecedor, e as vantagens econômicas que o produto trará à empresa. Para que consigamos fazer chegar as qualificações do produto industrial a todos estes interlocutores participantes do processo de decisão de compra, temos que nos valer de diferentes tipos de linguagens e instrumentos, para vender a confiabilidade da empresa e do seu produto. Estes instrumentos são específicos e fundamentais, tais como: informes técnicos apropriados, treinamento interno e externo, participação em feiras, catálogos, embalagens apropriadas, participação em mídia dirigida ao segmento, só para citar alguns . Muitas vezes não nos damos conta deste segmento tão importante, que responde por oito vezes o tamanho do mercado de produtos de consumo. E é um engano, acreditar que por ser uma “venda técnica”, o que vale é a tecnologia….sem dúvida que é uma venda técnica, e o valor esta na tecnologia empregada, porem se não souber comunicar eficientemente isto, só restará a possibilidade de cada vez mais compararem seus produtos apenas no preço de referencia, tornando a empresa refém de contínuos leilões e vendas pontuais.

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